Irritação - ainda havia algo de errado

Sabe aquele texto que eu escrevi Resgatar criança ferida em mim? onde eu indico para assistir um vídeo da Psicóloga e Analista Junguiana Rosimeire Zago, sabe? Eu continuo indicando infinitamente para todos que buscam aqui neste blog, respostas. Eu talvez não às tenho, mas uma profissional como esta psicóloga pode ter, acredite.

Deus está providenciando algo novo para mim. Eu creio. Eu estava muito acomodada, feliz por livrar-me da Síndrome do Pânico, agradecida, mas acomodada.

Ao mesmo tempo que assisti o vídeo da psicóloga Rosimeire Zago, eu assisti os vídeos ( Um Objetivo Excelente. Vivendo o Casamento para a Glória de Deus ) do Dr. Cezar Coneglian no site Sopalavra.com. Um dia quero escrever sobre este site e os seus vídeos que estão disponíveis, quero dar o meu testemunho de que houve mudanças em minha vida, mudanças significativas e acima de tudo mudanças de libertação. 

Foi uma reação desproporcional que eu tive que me fez olhar o "sinal de alerta". Eu me encontrei em uma situação de indignação e estourei sobre meu filho, em um impeto de raiva. Meu filho é uma criança, só tem 5 anos e eu o agredi com palavras duras, com uma voz pesada, carregada de raiva. 

Eu estava ferida, machucada, indignada. A bíblia é bem clara quando diz que: "... a vara da indignação falhará" (Provérbios 22:8). Hoje eu conheço este versículo bíblico e tenho pesar por não ter conhecido-o antes. 

Eu estava cometendo uma repetição de padrão, ao agredir meu filho. E o pior de tudo que não foi a primeira vez, houve outras vezes quando ele era mais novinho, tantas outras vezes, até chegar aqui e eu finalmente entender que o quê eu estava fazendo não era educando-o, mas agredindo-o emocionalmente.

O inconsciente repete padrão para termos a oportunidade de nos defendermos de algo que não tivemos estrutura emocional quando criança. Os eventos doloroso configurados como abusos físiscos e emocionais provocam um trauma, e este trauma está instalado no inconsciente. 

O inconsciente envia estas "mensagens" para fazermos uma releitura de nossas emoções reprimidas ou espontâneas, as quais nos confrontamos com reações conscientemente abominadas por nós, mas inconscientemente presente, pelo trauma.

E o que fazemos? repetimos o padrão, e o pior de tudo é que não nos damos conta de que isto é errado e danoso, pois não os indentificamos com abuso, mas como fosse normal e correto, por exemplo uma mãe disciplinar um filho, quando está zangada, agredí-lo emocionalmente com palavras assim como eu fiz.

Comentários

  1. Oi Florzinha, pesquisei um pouco sobre este tema Resgatar criança ferida em mim, minha querida amiga é incrível como carregamos tantas coisas da infância que nos deixa mau
    Sabe, estou em uma fase bem legal, estou conquistando as coisas que tanto sonhei como a realização profissional por exemplo,, mas tenho um grande problema, a obesidade.

    Flor, depois que pesquisei sobre o referido tema comecei a analisar algumas coisa em minha vida, todas palavras destrutivas que já ouvir tanto da minha mãe, meus irmãos, emfim família.

    Florzinha, tenho 32 anos e mesmo com tudo que me aconteceu sonho em ter uma família, filhos um esposo. O Flor, quero ter uma filhinha e cuidar dela como minha mãe nunca cuidou de mim, dizer o quanto é linda, inteligente, o quanto eu a amo, acho que isso vale mais que qualquer bem material, uma criança precisa disso.

    Um abraço

    Alice

    ResponderExcluir
  2. Cara Alice, como voce mesma pôde constatar, assistir uma palestra, ler sobre um assunto pode esclarecer dúvidas e mal entendidos de anos de sofrimento. A humilhacao, venha de quem vier, é degradante, e vindo da nossa própria mae é destrutivo. Porém, voce ainda esta aqui, né? a destruicao foi parcial.
    Eu aprendi com uma amiga evangelica que devemos honrar pai e mae, pois na biblia nao esta dizendo, por exemplo, que devemos honra-los somente se foram bonzinhos. Perdoa sua mae e todas as palavras que te feriram, ela é mais ferida do que voce.
    Voce é linda por dentro, e deve ser muito linda por fora tambem. E me diga o que é obesidade mesmo? Qual é o seu valor como mulher? Ame-se, agradeca a Deus por todos seus valores, toda sua beleza. E vai formar uma familia, tá? Abre esse coracao para o amor.
    Beijos,
    Flor

    ResponderExcluir

Postar um comentário